segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Resenha, livro: Brilho do Sol

 A editora Xeque-Matte entrou em contato conosco e nos enviou um exemplar de sua primeira publicação, Brilho do Sol, um livro que transborda sentimentos.


Título: Brilho do Sol
Autor(a): Roseli Magro
Editora: Xeque-Matte
Ano: 2016
Páginas: 160

Sinopse:

Brilho do Sol é o nome de uma cidadezinha nordestina onde acontece a história de João, um menino de oito anos, que mudou a história do sertão de tal forma que nunca mais esse lugar voltará a ser o mesmo. No livro a fome existe, é fato, e ela dói, mas é fato também que o amor existe e ele é a estrutura para a felicidade. O amor ou a falta dele se materializam no bem contra o mal, uma constante luta durante toda a narrativa. Qual vencerá?

Resenha:

 O livro é centrado em João, um menino de oito anos, que é fruto do amor puro de Ana e Teovaldo. Ele começa mostrando o crescimento de João e todo o carinho que sempre recebeu de seus pais.

"...a felicidade é para poucos, pois poucos percebem que é preciso pouco para que ela de verdade aconteça"

 Brilho do Sol é uma cidadezinha bem humilde e toda a população vive com poucos recursos e tem de conviver com a fome. Já de cara você percebe que é uma família especial, que mesmo com as dificuldades, não perde o sorriso no rosto e o brilho dos olhos. A família de João retrata bem a esperança.

"Quem consegue, mesmo sofrendo tanta dor, ainda manter um pouco de amor dentro de si, será resgatado para Deus . Quem é consumido pela dor e não consegue enxergar mais nada, vai para o outro caminho, que não é o de Deus e se perde na obscuridade."

 Ao longo de seu crescimento, João vai se mostrando um menino bem diferente, que atrai e conquista a todos que passam. A família de João acredita fortemente em Deus e João começa a espalhar o amor Dele, através de canções, para os nordestinos.

"Não chorou um choro triste, mas um choro emotivo, pois um simples menino do Nordeste, apenas com suas palavras, conseguiu fazer com que aquela gente o ouvisse falar de amor. Então era sinal de que ainda havia esperança."

 O fato é que todos que tem algum contato com João, têm suas vidas transformadas. João representa o amor.

 É claro que com tudo indo tão bem, vai aparecer alguém para tentar destruir tudo isso e, é aí que entra Raimunda, a vilã da história, que tem um passado amargurado e não sabendo lidar, destila sua maldade por onde passa. Ela representa o ódio, a inveja, a vingança.

"...infelizmente nem só de bem vive o homem, pois a maldade existe em todos os lugares."

 O livro possui uma escrita um pouco diferente do que estamos acostumados, tiveram algumas redundâncias, mas ao longo da história, você vai se acostumando com esse estilo. As vezes é bom sair da sua zona de conforto!

 O livro pode parecer simples e um pouco irreal em certas partes ao olhar crítico, mas se você olhar com os olhos do coração, terá outra percepção. O livro é, de fato, simples, tal como a família de João, mas assim como os moradores de Brilho do Sol, aos poucos, você vai sendo envolvido e conquistado com o amor e as palavras de João.


 Acho que o maior objetivo da Roseli não foi criar uma história com milhares de personagens, um lugar incrível, um enredo nunca retratado antes, enfim, algo que revolucionasse a literatura, mas sim algo singelo, que tocasse o íntimo do leitor e fizesse com que ele repensasse sobre suas atitudes e visse o quanto o amor, em todas as suas formas, pode mudar a vida das pessoas.

"— Quem aprende com a alma consegue enxergar o que o corpo não consegue."

 Por último, gostaria de parabenizar a Editora Xeque-Matte pelo excelente trabalho, que resultou em uma edição linda e de ótima qualidade e agradecer pelo exemplar ❤

Nota: 9/10

Onde comprar:

- Através do Site da Editora Xeque-Matte



5 comentários:

  1. Fiquei interessada. Não é o meu gênero favorito, mas sua resenha me deixou super curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não é o meu,mas como disse, sair da sua zona de conforto as vezes é ótimo e nesse caso vale a pena. Fico feliz que tenha despertado seu interesse ��

      Excluir
    2. Oi, Letícia! O meu gênero favorito é suspense ou drama. Porém, como meu filho, Arley França, escreve ficção\fantasia, passei a gostar desse tipo de história também. Daí passei a acreditar que, não importa muito o gênero do livro. O que importa, realmente, é se a história nos atrai de alguma forma. Fico na torcida pra que sua curiosidade faça você ter um tempinho pra ler Brilho do Sol. Ficarei muito feliz se esse for o caso. Fica com Deus! Bjs

      Excluir
  2. Muito obrigada pela resenha maravilhosa. O verdadeiro objetivo da obra foi exatamente esse "algo singelo, que tocasse o íntimo do leitor e fizesse com que ele repensasse sobre suas atitudes e visse o quanto o amor, em todas as suas formas, pode mudar a vida das pessoas".
    Muito obrigada por ler com o coração.

    ResponderExcluir