domingo, 23 de outubro de 2016

Resenha, livro: Delenda e o Vale dos Segredos

 "Mas devo adverti-la, minha pequena pupila: nem todos os demônios são ruins, nem todos os anjos são bons... Cada um tem a sua dose de bom e mau-humor." 

Título: Delenda e o Vale dos Segredos
Autor(a): Amanda Reznor
Editora: Madras
Ano: 2015
Páginas: 292

Sinopse:  

 "Vale dos Segredos é um lugar. Tão real quanto eu ou você e o que habita o nosso imaginário. E, como todo lugar, preserva as digitais dos séculos que o tempo em vão tenta apagar. Mas elas, como impressões virtuais refletidas num ponto qualquer do universo, perseveram. 

 Delenda é uma dessas histórias que rega o Vale. Claudia Blaise é uma garota quase comum: vive com sua avó em um bairro nobre, sustentada por uma gorda pensão deixada por seu avô. A única coisa que a difere de seus colegas da faculdade é que ela não conhece a mãe, que sumiu após o parto, e o pai, que foi assassinado no mesmo dia em que ela nasceu. 

 No seu décimo oitavo aniversário, porém, uma surpresa está para alterar todo o rumo de sua vida. Mas o que vem disfarçado de um presente tentador pode ser, na verdade, uma cilada de encantos, mistério e morte... Será que ela descobrirá os importantes enigmas do Vale dos Segredos e, mais importante, saberá como escapar desse terrivel labirinto?

 Viaje em um mundo no qual superstição e ceticismo se encontram, morte e vida dão as mãos, espelho e reflexo dançam. O Vale esconde muitos segredos e você está prestes a desvendar alguns deles, junto a jovem protagonista Claudia, que estará tão perdida quanto o leitor, num ambiente hostil e entre pessoas estranhas. Suspire, reflita, sofra – ao final de tudo, você verá, a profecia pode se mostrar mais real do que a ficção..."



Resenha: 

 Uma palavra para descrever esse livro é: SURREAL. Não sei se vou conseguir expressar a grandiosidade da obra, mas vou tentar.

 Logo na apresentação, a autora já nos informa que este livro é diferente de tudo que já vimos, sem nenhum clichê. E eu, não havia acreditado muito...

 Em Delenda, iremos conhecer Cláudia Blaise, uma garota aparentemente normal que vive com sua avó, Georgia, já que sua mãe a abandonou quando era pequena e seu pai foi assassinado. É no seu aniversário de 18 anos que coisas diferentes começarão a acontecer.


 Seu vizinho misterioso lhe entrega um testamento,junto de um mapa, de Alfredo Blaise, avô de Cláudia. É claro que ela vai atrás desse lugar, que fica localizado no vale dos segredos.

 Entre personagens excêntricos e acontecimentos incomuns, Cláudia nem imagina os mistérios que cercam este lugar...


 Eu não vou dar mais detalhes da história, porque é muito bom você ir descobrindo ao longo do livro, junto da personagem principal, Cláudia, que se encontra tão perdida quanto o leitor.

 O ponto que mais me chamou atenção na obra, sem dúvida foi a escrita da autora. Além da premissa ser bem diferente do que estamos acostumados, a autora escreve de uma forma incrível. Com a narração e as descrições dela, você consegue visualizar exatamente a cena e o local em que a história se passa, consegue se emocionar, sentir medo, ter os mesmos sentimentos que os personagens estão tendo.

 Os personagens são muito bem escritos, tem um grande número deles, e a autora conseguiu fazer com que cada um fosse único e se encaixasse na história, sem deixar a cabeça do leitor confusa.

 Mesmo quando você acha que se perdeu na história, mais a frente alguém vem e relembra com mais calma os acontecimentos, meio que esclarecendo todas as suas dúvidas.

 É um livro que deve ser lido com atenção, pois é daquele tipo que cada detalhe faz diferença para o final, e confesso que amo esse tipo de livro. Você fica o tempo todo pensando, imaginando o que será que o Vale esconde, mas não fica cansativo, pois ele é regado de muito suspense e emoção.

 Por último, mas não menos importante, um detalhe que fez toda a diferença foram as ilustrações. Num livro de fantasia como Delenda, esse recurso permite ao leitor acompanhar a história e o cenário com mais veracidade. Além de deixar a história muito mais prazerosa de se ler, vendo que foi tudo pensado e organizado nos mínimos detalhes para que nós, leitores, aproveitássemos ao máximo. Em cada novo capítulo tinha uma ilustração, fora os mapas ao final do livro e uma espécie de árvore genealógica no começo. Nem preciso dizer nada da capa né?!



 Um livro bem escrito, para os amantes de fantasia e mistérios. Está preparado para descobrir os enigmas do Vale dos Segredos?!

Nota: 10/10

Onde comprar:  

- Saraiva
- Americanas
- Shopfácil.com
- Livraria da Folha
- Livraria Cultura
- Ponto Frio
- Extra
- Madras Editora







2 comentários:

  1. Uau!! Muito obrigada pela resenha caprichada!! Irei aproveitar todos os pontos bons citados para reproduzir uma leitura singular e, espero, ainda melhor em Castelformia e a Ordem de Omnia!! 😍😍😍

    ResponderExcluir
  2. Uau!! Muito obrigada pela resenha caprichada!! Irei aproveitar todos os pontos bons citados para reproduzir uma leitura singular e, espero, ainda melhor em Castelformia e a Ordem de Omnia!! 😍😍😍

    ResponderExcluir