sábado, 9 de abril de 2016

Resenha, livro: Preciosa

 Um livro tocante, extremamente envolvente e com temáticas bastante difíceis de se digerir.
Título: Preciosa
Autor(a): Sapphire
Ano: 2010
Editora: Record
Páginas: 192

Sinopse: 

 A adolescente do Harlem Clareece Precious Jones é obesa, analfabeta e está grávida pela segunda vez de seu pai. Vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte da mãe. Seu encontro com uma professora batalhadora a apresentará a um mundo novo, onde poderá expressar seus sentimentos e recuperar sua voz e dignidade.

Resenha: 

  Nesse livro conhecemos Precious Jones: uma jovem de 16 anos, nascida no Harlem que possui sérios problemas. Ela é abusada sexualmente do pai e está esperando seu segundo filho com ele. A mãe, acredita que Precious seja culpada, e ainda a trata com violência e abusos físicos e psicológicos.

 Por estar grávida pela segunda vez, Precious acaba sendo expulsa de sua escola e vai parar numa escola alternativa, em que irá encontrar sua verdadeira salvação.

 Lá, Precious terá o carinho e o apoio de que sempre precisou e irá ganhar coragem para viver.

 Gente, devo dizer que é um livro extremamente forte, duro de digerir, obviamente não é para todos os públicos. Eu me emocionei diversas vezes e fiquei chocada/revoltada ao ver de perto, as crueldades que o ser humano pode fazer, até mesmo com pessoas do mesmo sangue.

 Dois pontos me chamaram a atenção positivamente no livro. O primeiro é que, por conta dela ser analfabeta, o livro também é escrito de uma forma errada, como se fosse realmente Precious contando, o que achei genial, nunca tinha lido um livro assim. O segundo é que, por todos os acontecimentos traumáticos na vida dela, imagina-se que a cabeça dela é uma grande confusão e a autora conseguiu transparecer isso: em algumas cenas, ficava tudo confuso, como se fosse mesmo a cabeça de Precious, viajando por aí, principalmente nas horas em que estava acontecendo algo ruim.

 A autora soube transmitir a história de uma forma bem real. Sem rodeios ou palavras bonitas, somos jogados a essa realidade tão difícil que é a vida de Precious.

 O livro termina em aberto, deixando espaço para uma continuação. No entanto, a autora já declarou que "O garoto", não é uma continuação e sim uma nova história, contando sobre Abdul, filho de Precious. Mesmo eu querendo saber mais sobre o final, estou ansiosa para ler.

Capa:

 A capa mostra o que realmente Precious é: um anjo, entre tantos outros no mundo, que mesmo com todas as adversidades continuou sendo uma pessoa boa.

Nota: 9.7/10





Nenhum comentário:

Postar um comentário