sábado, 16 de abril de 2016

Resenha, livro: A Herdeira do Silêncio

 "Minha mãe era quase uma lenda na cidade. Uma aura de mistério envolvia a mulher lindíssima que viverá reclusa. Somente agora, olhando para trás, eu percebia que não era uma vida normal. Somente agora percebia o impacto de seu silêncio. Será que Helen Mansfield havia sido feliz? Eu sabia tão pouco sobre ela..."
Título: A Herdeira do Silêncio
Autor(a): Jenny Rugeroni
Ano: 2012
Editora: Biblioteca 24horas
Páginas: 238

Sinopse: 

 Vista por todos como uma mulher independente e lutadora, Alexandra traz marcas profundas da relação de amor e ódio com o pai alcoólatra. 
 Das lavouras de algodão à sala de aula da universidade, ela tenta desesperadamente quebrar o círculo vicioso da pobreza. Mas os obstáculos que moldaram a personalidade desta mulher não conseguem destruir sua capacidade de amar.
 A emocionante história de uma família ao longo de três décadas, tendo como pano de fundo o Brasil atual. 

Resenha: 

 A mãe de Alexandra morreu vítima de câncer, quando ela ainda era pequena. Com isso, o pai de Alexandra começou a tratar as filhas diferente. A atenção e o carinho que ele dava, deram lugar ao vício em bebida e a frieza, criando uma barreira entre pai e filhas. As exigências e a rigidez tornaram o convívio com o pai e a madrasta cada vez piores. Até que imprevistos acontecem e Alexandra resolve sair de casa para obter a tão sonhada liberdade. 

 "Todo o mundo achava que poderia consertar minha vida, mas ninguém estava em meu lugar para saber o que eu sentia." 

 Quando recebi esse livro em parceria com a editora, não sabia muito bem o que esperar e o que veio foi uma surpresa muito agradável. A história me tocou profundamente. Alexandra representa a típica mulher brasileira: batalhadora, lutando pela sua liberdade e por seus direitos. 

 "Era triste pensar que a  maioria das pessoas era incapaz de ajudar umas às outras sem interesse."

 Eu amei a escrita da autora. Apesar de o livro ser todo com carga dramática, a leitura foi super fluída e eu não conseguia parar de ler. Ela conseguiu nos passar tantos acontecimentos, em tantos lugares diferentes, em vários anos, tudo isso, em poucas páginas e sem parecer que estava correndo com a história. Os personagens foram muito bem construídos, assim como toda a história.

 "Como as pessoas conseguem ser cegas, pensei. Enxergam apenas aquilo que lhes convém..."

  Amei o fato de ter o Brasil como pano de fundo, pois assim, deu um quê de realidade muito grande. Como o livro é passado ao longo de três décadas, além de percebemos o amadurecimento dos personagens, percebemos também algumas coisas que mudaram ou que continuaram ocorrendo aqui no Brasil, como o caso do machismo, que é bastante retratado no livro. 

 "Algumas coisas se pode mudar; outras não. Algumas coisas se conseguem com treinamento, determinação ou prática. Outras são parte de nós, impossíveis de serem arrancadas." 

  Uma história emocionante em que ri, chorei, torci e me revoltei junto com os personagens. Diálogos e personagens muito bem construídos. Não consegui achar defeitos, por incrível que pareça, e indico para todos que, assim como eu, gostam de um bom drama. 

Nota: 10/10

Onde comprar: 

 Através do site da Editora Biblioteca 24horas (que é super confiável).






2 comentários: