sexta-feira, 22 de abril de 2016

Resenha, livro: Cultura, letras e contos


Título: Cultura, letras e contos
Autores: Ben Oliveira, Gabriel Myslinsky, Gilberto Biscola, Leonardo Ottonelli e Paulo Morais
Ano: 2014
Editora: Cultura em Letras Edições
Páginas: 79
Ilustração: Leonardo Ottonelli

Sinopse: 

 Elaborado a partir de um concurso virtual, para o projeto “2015, ano da literatura”, o livro traz 5 autores que, individualmente, apresentam contos de ficção sobre temas variados, com histórias que vão desde o cotidiano, passando pelo gênero fantasioso e chegando às formas diversas do imaginário dos autores.

Resenha: 

  O livro é fruto de um concurso literário promovido pela editora e nele, são apresentados 5 contos de ficção: O último corte; Sua crença, minha controvérsia; O homem que não queria morrer; Legado imortal e Breve comentário a respeito do mito da morte.

 Os dois primeiros giram em torno do tema "homossexualismo" e os outros 3, o tema "morte" que é o mais retratado.

 Em O último corte, conhecemos 2 jovens casados, um dono de restaurante, o outro cabeleireiro e algo bem estranho, acontece envolvendo um dos personagens. Particularmente, foi o que menos gostei. Achei a escrita um pouco amadora e o conto não muito bom. Mas não desanimem, por ser o primeiro conto, achando que os outros não serão bons. Vão até o fim e se surpreendam!


 Já em Sua crença, minha controvérsia, estamos diante de 2 jovens que estão se descobrindo nesse mundo homossexual, mas que estão confusos e têm certo receio de assumir algo, por pressão da sociedade ditar o que é certo ou errado.

 O homem que não queria morrer, é o conto mais curto da coletânea, porém, foi um dos que mais me agradou. Não sei se foi por causa da escrita do autor ou da simplicidade, que transmite mesmo assim, muita coisa, ou se foram ambas. Basicamente, é sobre um senhor, que após a morte da esposa, resolveu aproveitar ao máximo sua vida e que se recusa a morrer, escapando sempre da tão temida Morte.

 Legado imortal vai falar sobre um jovem, que passou por muitas coisas difíceis na ao longo de sua trajetória e que no seu leito de morte, descobre algo que irá não só mudar sua vida, como também salva-la.

 O último: breve comentário a respeito do mito da morte, é o conto com mais significados e o mais bem escrito. Deve ser lido com atenção para entender toda a narração. Um serviçal, é mandado ao mercado para comprar suprimentos de uma festa e essa ida ao mercado significará muito mais do que parece.

 O livro é bem fininho, logo, é uma leitura bem rápida, onde, em simples contos, cheios de significados, podemos conhecer novas histórias e novos autores.

 O livro é todo ilustrado e a cada conto, conhecemos um pouco sobre os autores. É nítida a dedicação e o carinho que a editora teve em todo o processo de criação do livro e o resultado ficou bem bacana.


Onde comprar: 

 Através do site da Editora Cultura em Letras Edições.







Nenhum comentário:

Postar um comentário