terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Resenha, livro: Dias Nublados

 Vai ser difícil expressar o quanto eu amei esse livro. Não só entrou para a lista de melhores de 2016, como entrou para a lista de melhores da vida.
Título: Dias Nublados 
Autor(a): Dany Fran
Editora: Empíreo
Ano: 2015
Páginas: 276

Sinopse: 

 Saudades? Tampouco serve. Nem mesmo pra resumir. Mas quer saber? A vida não foi mesmo feita para ser um resumo.

  Às 8h55, de uma segunda-feira de carnaval, Izadora Morgan Luchetta viajava por uma rodovia estadual do Paraná. Artista plástica, seguia com a certeza de retomar a Florença, onde faria, em breve, uma exposição. Mas, naquela mesma hora, em outra estrada, um caminhão perde o freio no instante em que a irmã mais velha de Izadora e dois amigos passavam, indo para a praia. Eles nunca mais viram o mar. E Izadora não voltou para a Itália.

 Um minuto e a vida que tinha deixado de existir Izadora encontra um quarto vazio e uma casa às escuras. A cada dia, retomar a inspiração parece mais surreal. Até que Paolo bate à sua porta. E a paixão, quase secreta, vira tudo de cabeça para baixo, novamente. 

Resenha: 

 O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem principal, Izadora, e é alternado entre os acontecimentos dos anos de 2004 a 2006 até chegar ao presente vivido por Iza.

 Os capítulos são curtinhos, o que facilitou a leitura. O enredo é comum, mas o que realmente o diferencia é a forma como a autora contou essa história. Eu amei a escrita da autora, eu queria terminar logo o livro, mas ao mesmo tempo não queria, porque ia deixar saudades. Como todo bom livro deve ser.

 Você consegue enxergar o amadurecimento da personagem, ao longo dos acontecimentos de sua vida, o que foi ótimo. Afinal, ninguém nasce sabendo, mas é sempre bom poder melhorar.


 Um dos pontos que eu mais gostei no livro foi que a autora fez com que eu viajasse para a Itália, para o Paraná e para São Paulo sem nem ter que sair de casa! A riqueza dos detalhes de cada local fizeram toda a diferença para a história ficar mais completa e real e para se sentir na pele dos personagens. Para me deixar com fome também, falando da gastronomia italiana. 

 Ahh, os personagens... A autora retratou pessoas reais, do nosso cotidiano, com dores verdadeiras. O que só fez eu me apegar super rápido a todos eles e a ficar com saudades.


 Os melhores livros para mim, são os que nos fazem refletir, nos fazem reavaliar nossas ações e nos melhoram como ser humano. E esse livro deixa uma mensagem muito importante, que todos nós já sabemos, mas esquecemos ou fingimos que esquecemos: o tempo é curto, aproveite-o bastante com as pessoas que você ama. Não ligue para bobagens. Curta cada momento como se fosse o último, porque a vida não dá avisos prévios.

 Não poderia imaginar um desfecho melhor para a história e como eu já disse, se tornou um dos meus livros favoritos.

Capa:

 Capa simplesmente maravilhosa! Na primeira vez que vi, achei que fosse só uma paisagem, mas depois vi que era uma pintura e  super combinou com a história, que remete tanto a esse mundo das artes.

 Outra coisa que me chamou a atenção foi na edição do livro: a cada capítulo, tinha uma arte com árvores e flores e isso deixou a leitura ainda mais prazerosa.


Quotes favoritos: 

"— ...Mas não se engane, é mais fácil enxergar quando se vê de fora. O vazio alheio é sempre mais evidente."

"Nem sempre nos damos conta de que o medo de perder o que não se tem pode ser mais que um escudo, pode ser uma arma poderosa que mata antes mesmo de nascer."

"Respostas. Às vezes, passamos uma vida em busca de algumas que jamais serão decifradas. Pelo menos não de maneira concreta. Outras vezes, depois de muito procurar, encontramos. E aí desejamos não tê-las."

"Estamos acostumados a fazer perguntas de praxe e ouvir respostas padrões. Quando elas fogem a regra, é desconcertante."

"— Sabe, izadorinha, não adianta se desesperar antes do tempo. O que tem que acontecer, se tiver que acontecer, na sua hora vai acontecer, querendo ou não. E ai você vai sofrer de qualquer jeito. Então, mesmo se você pressentir algo, não adianta chorar antes do tempo. Deixa acontecer primeiro. Pra não sofrer  duas vezes pela mesma coisa."

Nota: 10/10

 Se interessou? O livro está à venda nas livrarias: Saraiva e livrarias Curitiba e no site das irmãs de palavras e no site da Editora Empíreo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário