quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Entrevista com o autor Pablo Madeira

 Hoje a entrevista é com o nosso parceiro Pablo Madeira, autor do livro Clér. Em uma entrevista exclusiva aqui para o Universo Cultural, ele nos conta quais são seus novos projetos, quem o inspirou e muito mais!
 Já tem resenha do livro Clér aqui no blog, se você ainda não viu, clique aqui

Sobre o autor: 

 Pablo Madeira nasceu em Abril de 1992, começou a gostar de livros aos 15 anos de idade e, desde então, não consegue passar um dia sequer sem ler. Além da literatura, também dedica o seu tempo em um blog literário que criou chamado Devaneios Expressos e em seu canal no Youtube. Pablo mora em Juiz De Fora, Minas Gerais, e é estudante de Psicologia. O livro Clér é o seu romance de estreia, mas o autor já está trabalhando na sua segunda obra literária.

Entrevista: 

Universo Cultural: O quê ou quem o motivou a começar a escrever livros?
Pablo Madeira: Uma amiga minha chamada Dulcineia Ribeiro foi quem sempre me incentivou a escrever e também quem me fez gostar de livros. Hoje sou escritor graças a ela por não ter me deixado desistir.


UC: Além de escritor, também é um leitor, certo? Qual seu livro preferido e porquê? (Pergunta difícil)
PM: Nossa, essa é difícil mesmo! Posso falar dois livros? rsrsrs "Os Miseráveis" do autor Victor Hugo e "O Leitor" do autor Bernard Schlink. Pra mim não há no mundo nenhum livro melhor que esses dois, vai entender... Gosto é gosto né?!

UC: Entre os processos de escrita, de conseguir uma editora e de divulgação do livro, qual foi o mais difícil e porquê?
PM: Acho que o processo de escrita sempre é o mais "difícil", pelo menos para mim. Isso tudo porque sou perfeccionista e me cobro demais. Nunca acho que o que fiz foi o suficiente. Tudo que eu escrevia eu achava uma grande merda e por mais incrível que pareça, eu nunca imaginei que o livro Clér só teria criticas positivas até o momento e acreditei menos ainda que venderia tão bem e com várias pessoas me procurando; percebi que devo me cobrar um pouco menos.

UC: Clér é seu livro de estréia. Você teve certo receio de não agradar o público? Se sim, como lidou com isso e qual foi a sensação depois de ver que estava dando certo?
PM: Eu me borrei de medo! rsrs Estava achando que seria criticado pela trama e que ninguém gostaria da história pelo fato de não existirem no mercado editorial muitos livros que abordam as questões sociais que eu abordei no Clér. Depois de publicado em formato "livro" a primeira pessoa que leu foi a amiga do meu namorado que eu nunca tinha visto na vida e adivinha só?! Ela mandou um textão pra ele falando do quanto amou o livro e do quanto se sentiu na pele dos personagens. Ela simplesmente achou a história fantástica. A sensação de felicidade que eu senti não dá pra explicar.

Algumas pessoas que estavam presentes no lançamento do livro

UC: Se emocionou durante a escrita de Clér?
PM: Sim, o final do livro Clér era totalmente diferente dessa versão final. Na verdade, Clér foi reescrito umas 3 vezes. Sempre que eu lia eu alterava algo. Sempre tentei chegar o mais perto da realidade e do que acontece no dia a dia. Terminar de escrevê-lo me deixou muito emocionado.

UC: Alguns leitores, assim como eu, gostariam de saber o que aconteceu com alguns personagens após o final do livro. Teria chance de haver uma continuação ou um spin-off de Clér?
PM: Sim, pretendo publicar dois contos no Wattpad esse ano. Um conto será de 1 ano após os acontecimentos do livro Clér e o outro de como o Hugo e a Mickaela se conheceram e o que enfrentaram até começarem um namoro.


UC: Durante o processo de criação do livro, teve inspirações em alguém? seja para criar personagens, acontecimentos etc.
PM: Sim, tecnicamente dizendo, me inspirei em várias pessoas que estão ao meu redor e no que acontece no meu cotidiano. É claro que os meus personagens são totalmente fictícios, porém com determinadas atitudes inspiradas em pessoas que estão ao meu redor.


UC: Poderia adiantar para gente sobre o que se trata seu próximo livro?
PM: Bom, estou com dois projetos. Um deles é um livro de contos em que estou escrevendo em co-autoria com mais 4 autores e que não posso falar mais nada por enquanto. E o outro é o meu segundo livro físico que também vai abordar questões sociais e tudo que posso falar por hora é que o personagem principal é deficiente físico, cadeirante.


 Nem preciso dizer o quanto estou ansiosa para ler todas as novidades envolvendo o autor né?! Ele é super simpático e escreve super bem. Ainda não tem Clér? Então corre lá no site da Editora Deuses e adquira já o seu. 

 O autor também fez um vídeo respondendo algumas perguntas que os leitores fizeram e você pode conferir o vídeo agora: 



Um comentário: