quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Resenha, livro: Jogos Mentais

 Olá leitores, tudo bem? Hoje venho resenhar um livro incrível, de uma das minhas autoras favoritas de todos os tempos.
Título: Jogos Mentais
Autor(a): Teri Terry 
Editora: Farol Literário
Ano: 2015
Páginas: 477

Sinopse:

 Luna vive em um mundo em que, todos os dias, milhares de pessoas se plugam a uma realidade virtual onde podem fazer tudo: se divertir, ir às compras ou estudar. Porém, ao se conectar, ela é capaz de vivenciar os dois mundos ao mesmo tempo, uma habilidade muito rara que ela deve manter em segredo. Mas ao ser convocada para um importante teste na escola, Luna sente que seu segredo poderá ser revelado. A partir daí uma série de estranhos acontecimentos a levam a questionamentos e descobertas inusitadas sobre os dois mundos. Agora ela precisará decidir o que fazer, pois as suas escolhas terão consequências incalculáveis para todos! Da mesma autora da premiada série Reiniciados, Jogos Mentais irá levar você por uma trama envolvendo Hackers, conspirações e grandes corporações do governo, fazendo-o acessar mundos que escondem verdades surpreendentes.

Resenha: 

 Tem tanta coisa para falar desse livro que nem sei por onde começar. Para começo de conversa, eu fiquei extremamente com medo, logo no começo do livro, de não conseguir entender o mundo que a autora criou, pois é complexo. Mas lá pela Pagina 100 já me sentia dentro da história. 

 Imagine um mundo onde a realidade e o virtual se misturam. Onde você pode jogar, passear e até namorar virtualmente, tudo isso através de implantes. É só se plugar e tudo parece ser extremamente real. Confuso, não?! É neste mundo que vive Luna, nossa personagem principal, mas ela não é uma garota comum. Enquanto seu corpo está plugado, ela ainda tem consciência do mundo real e deve guardar isso em segredo. Mas depois de ser chamada para realizar um teste para a PareCo, órgão responsável por toda essa tecnologia, acontecimentos suspeitos começam a acontecer, e a vida de Luna nunca mais será a mesma. 

 Para mim, distopia boa é aquela que nos faz acreditar que o mundo apresentado poderia ser real e causa até um certo medo. E a Teri Terry sabe fazer isso muito bem. Todas os detalhes, as siglas criadas por ela, TUDO foi muito bem construído. Gosto de histórias onde tudo tem um porquê de acontecer, que no final tudo  se encaixa e te faz ficar boquiaberta. 

 Para quem não sabe, Teri é também autora da trilogia "Reiniciados" que eu também já li e é uma das minhas trilogias favoritas. O que automaticamente me fez comparar uma obra com a outra. As histórias são bem semelhantes e ao mesmo tempo, muito diferentes. Notei traços de kayla, personagem principal de reiniciados, em Luna e nas duas histórias, as personagens são diferentes dos demais e precisam fugir do governo. E até os finais são super parecidos. O que me incomodou um pouco, porque sei que ela tem talento para inovar, mas nada que tirasse o brilho da história. Ela me prendeu do início ao fim, sem exceções. 

 Quanto ao final, ficou um pouco em aberto. Algumas perguntas que a autora não respondeu. Acho difícil uma continuação, porque não tem muito o que contar, mas torço (muito) por tal. Apesar de algumas críticas, a maioria foi baseada nos outros livros da autora. Por isso, mesmo com elas, Jogos Mentais tornou-se um dos meus queridinhos. Super indico. 

Capa: 

 Eu AMEI a capa. Achei a brasileira, a melhor das versões. Não achei nenhum erro ortográfico. Farol literário está de parabéns pelo trabalho. 

Quotes favoritos: 

"Mas a estabilidade é ilusória."

" — Acho que há mais em você do que o que se pode ver."

Adorei que a cada capítulo do livro, tem uma frase que combina com o que está por vir.


Nota: 10/10




Nenhum comentário:

Postar um comentário